Municípios da região Nordeste recebem respiradores portáteis

16/08/2021

A luta contra a Covid-19 ganhou mais um reforço, com a doação de 15 respiradores portáteis para as prefeituras que integram a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali).
 
Nesta sexta-feira (13/08), o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina (Cisnsordeste) fez a entrega dos aparelhos de suporte ventilatório emergencial, que atende os requisitos da Anvisa no suporte à demanda hospitalar de urgência e emergência causada pela pandemia do coronavírus. O ato foi realizado no auditório da Amunesc, em Joinville.
Essa doação faz parte do projeto Inspire, desenvolvido por uma equipe de 200 pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Instituto Federal, Senai e a Marinha do Brasil. Foram atendidos os municípios que se inscreveram no programa e solicitaram a quantidade de equipamentos de acordo com a necessidade de cada estrutura.
 
Araquari, Balneário Barra do Sul, Itapoá, Massaranduba e São Bento do Sul receberam dois aparelhos cada um. Já Rio Negrinho ganhou cinco equipamentos.
 
O presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges, participou do evento por remoto e parabenizou os municípios envolvidos no projeto, destacando a valorização dos consórcios no fortalecimento dos serviços de saúde.
O presidente do Cisnordeste e prefeito de São João de Itaperiú, Clésio José Fortunato, reforçou a importância dos municípios estarem integrados nas atividades dos consórcios para unir forças no atendimento aos cidadão e destacou a entrega dos equipamentos como necessários para atender demandas que ainda são críticas na pandemia do coronavírus. “Estamos vencendo a batalha, mas se vier mais ondas, esses municípios estarão mais preparados, disse.
 
*A coordenadora da Cisnordeste, Ana Jansens, salientou o trabalho de mobilização do consórcio para levar aos municípios as oportunidade de aperfeiçoar as estruturas de saúde neste momento ainda crítico da pandemia. “Esse envolvimento das cidades que participaram deste projeto mostra o valor que o Cisnordeste representa no amparo à população”, disse*
A relatora da Comissão Externa de Combate a Pandemia, deputada federal Carmen Zanotto acompanhou a cerimônia e também valorizou as ações da prefeitura no engajamento para ampliar a estrutura de atendimento à população nesta pandemia. “Essa entrega simboliza o fortalecimento dos consórcios na melhoria dos serviços oferecidos”, detalhou.
O prefeito de Rio Negrinho, dr. Caio Treml, salientou a estrutura do município que conta uma UTI de atendimento aos pacientes com Covid-19, com 10 leitos no hospital da cidade, e que com os respiradores vai ampliar a oferta para quem precisa deste suporte. “Esses equipamentos vão ser muito úteis nos serviços que oferecemos hoje à nossa população”, disse.
 
A secretária executiva da Amunesc, Simone Schramm, ressaltou a importância da integração dos municípios ao Cisnordeste e destacou que a Amunesc é motivadora e parceira para o fortalecimento das ações que visam estimular projetos que proporcionam melhorias à população.
 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites