26/03/2025
No próximo 6 de abril a Lei dos consórcios públicos completará 20 anos.
Os consórcios desempenham papel de coordenação de inúmeras políticas públicas em caráter regional.
O Brasil possui 88 por cento de seus municípios com até 50 mil. De modo que, ao se associarem tais entes federativos conseguem ganhar escala , coordenação e força para implementação de políticas públicas como gestão da saúde, gestão de resíduos sólidos, promoção da segurança alimentar com a certificação de produtos agropecuários, desenvolvimento do turismo, realização de compras públicas compartilhadas com economicidade, adoção de tecnologias em âmbito regional para segurança e cidades inteligentes, capacitação de agentes públicos para combate à violência doméstica dentre outros.
A Rede Nacional de Consórcios Públicos, como entidade representativa de Consórcios em âmbito nacional ao longo dos últimos anos tem atuado junto aos poderes constituídos e a sociedade civil organizada para estimular e aperfeiçoar a ação em todo país, inclusive com parcerias institucionais.
Mais recentemente até mesmo os estados passaram a se agrupar em consórcios como o Brasil Central, Consórcio da Amazônia Legal, Nordeste e o Consórcio Sul/Sudeste.
A Rede Nacional trabalhará para que nos próximos anos os consórcios públicos sigam sendo importantes atores de articulação em favor do desenvolvimento do país com justiça, equidade e paz.
A entidade também agradece a todas e todos que apoiaram e apoiam o trabalho desenvolvido pelos consórcios.